Urologia é a especialidade médica que estuda, trata e previne as doenças que afetam o sistema urinário de homens e mulheres (rins, ureteres, bexiga e uretra), além de cuidar do sistema reprodutor masculino (testículos, epidídimos, ducto deferente, vesículas seminais, próstata e pênis).
Ademais, o médico urologista, é responsável por realizar diagnósticos e tratar problemas relacionados às glândulas suprarrenais, que produzem hormônios importantes para o funcionamento do organismo, como a adrenalina e o cortisol.
Dentro da Urologia, há algumas subespecialidades:
ANDROLOGIA
Andrologia é responsável por cuidar exclusivamente do sistema reprodutor masculino, assim como a sua função sexual e hormônios envolvidos. o Andrologista tem o papel para os homens assim como a Ginecologista tem para mulher.
UROLOGIA FEMININA
Especialidade que trata o aparelho urinário, bexigas, uretra, ureteres e rins. Doenças como infecção urinária atingem homens e mulheres e devem ser tratadas especificamente por um urologista. Existe também problemas urológicos que atingem apenas mulheres, como o prolapsos genitais (bexiga caída), cistite intersticial, bexiga hiperativa, entre outros.
URO-ONCOLOGIA
A Uro-oncologia é a especialidade da urologia que trata de tumores urológicos. É o médico responsável pelo tratamento, acompanhamento e cuidados específicos em câncer no trato urológico, como rins, bexiga, uretra, ureteres e próstata.
DOENÇAS
Entre as doenças mais recorrentes em homens e mulheres, estão:
– Cálculos renais (pedras nos rins);
– Incontinência ou obstrução do fluxo urinário;
– Infecções urinárias, como a cistite e a pielonefrite;
– Tumores benignos ou malignos.
Já os problemas que atingem os homens, em que o urologista é responsável pelo tratamento, são: curvatura peniana, ejaculação precoce, fimose, infertilidade, impotência sexual e DSTs.