Urologia

Clínica Individuale

Urologia é a especialidade médica que estuda, trata e previne as doenças que afetam o sistema urinário de homens e mulheres (rins, ureteres, bexiga e uretra), além de cuidar do sistema reprodutor masculino (testículos, epidídimos, ducto deferente, vesículas seminais, próstata e pênis).

Ademais, o médico urologista, é responsável por realizar diagnósticos e tratar problemas relacionados às glândulas suprarrenais, que produzem hormônios importantes para o funcionamento do organismo, como a adrenalina e o cortisol.

Dentro da Urologia, há algumas subespecialidades:

ANDROLOGIA

Andrologia é responsável por cuidar exclusivamente do sistema reprodutor masculino, assim como a sua função sexual e hormônios envolvidos. o Andrologista tem o papel para os homens assim como a Ginecologista tem para mulher.

UROLOGIA FEMININA

Especialidade que trata o aparelho urinário, bexigas, uretra, ureteres e rins. Doenças como infecção urinária atingem homens e mulheres e devem ser tratadas especificamente por um urologista. Existe também problemas urológicos que atingem apenas mulheres, como o prolapsos genitais (bexiga caída), cistite intersticial, bexiga hiperativa, entre outros.

URO-ONCOLOGIA

A Uro-oncologia é a especialidade da urologia que trata de tumores urológicos. É o médico responsável pelo tratamento, acompanhamento e cuidados específicos em câncer no trato urológico, como rins, bexiga, uretra, ureteres e próstata.

DOENÇAS

Entre as doenças mais recorrentes em homens e mulheres, estão:

– Cálculos renais (pedras nos rins);

– Incontinência ou obstrução do fluxo urinário;

– Infecções urinárias, como a cistite e a pielonefrite;

– Tumores benignos ou malignos.

Já os problemas que atingem os homens, em que o urologista é responsável pelo tratamento, são: curvatura peniana, ejaculação precoce, fimose, infertilidade, impotência sexual e DSTs.

WhatsApp
Bem-vindo a Clínica Individuale! Como que eu posso te ajudar?