Tireoide: causas e tratamentos

O que é tireoide?

Tireoide é uma glândula localizada na região anterior do pescoço, ligeiramente abaixo do pomo de Adão, responsável pela produção e secreção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina).

O hipotireoidismo significa que você tem muito pouco hormônio tireoidiano. Além disso, outro termo usado é “tireoide hipoativa.” O hipotireoidismo é a doença mais comum da tireoide, ocorre mais frequentemente em mulheres e pessoas com mais de 60 anos de idade e tende a se repetir entre os membros da família.

https://www.youtube.com/watch?v=WEsiIc4kv_E

O que causa?

Em adultos, a doença de Hashimoto é a causa mais comum de hipotireoidismo. Dessa forma, o sistema imunológico ataca e danifica sua tireoide, que não consegue produzir hormônio suficiente.

Sobretudo, o hipotiroidismo pode também ser causado pelo tratamento com iodo radioativo ou por cirurgia da tireoide, que são realizados para tratar outros tipos de distúrbios. Problemas com a hipófise são outras causas raras.

Conforme alguns estudos, o hipotiroidismo pode também estar presente desde o nascimento, caso a glândula não se desenvolva adequadamente.

Como tratar a tireoide?

O tratamento pode ajudar a regularizar o seu funcionamento. No entanto, o remédio, a dose e a duração do tratamento devem ser prescritos e recomendados por um médico.

E também pode variar consoante o problema e os sintomas apresentados pelo paciente. Contudo, o endocrinologista é o médico especialista no tratamento de glândulas produtoras de hormônios, e por esse motivo, deve ser consultado.

Tireoide engorda?

Não. Quando pensamos em ganho de peso devemos lembrar que tal dúvida se relaciona ao hipotireoidismo. Esse mito acabou se perpetuando. O que percebemos no hipotireoidismo é um excesso de retenção de líquidos, logo pode haver aumento do peso do paciente (em media 3 a 5kg), que após a regulação dos hormônios se restabelece. No paciente que está em processo de emagrecimento, a desregulação da glândula pode dificultar a perda ponderal, havendo assim  a necessidade de acompanhamento e tratamento adequados. Afirma Dr. Lucas Ferreira endocrinologista e especialista em Metabologia do Esporte (CRM 195 875).

Onde tratar?

Na Clínica Individuale. Contamos com um corpo clínico especializado que pode auxiliar nas mais diversas necessidades do paciente.

Agende com seu convênio

WhatsApp
Bem-vindo a Clínica Individuale! Como que eu posso te ajudar?