Endocrinologia

Clínica Individuale

Endocrinologia é a especialidade médica responsável por diagnosticar, tratar e prevenir os transtornos das glândulas endócrinas e suas secreções fisiológicas.

O campo de atuação do médico endocrinologista é bastante vasto, já que trata uma série de distúrbios e questões hormonais presentes em crianças, adolescentes, adultos e idosos dos sexos feminino e masculino, auxiliando-os sobre problemas como:

– Andropausa;
– Colesterol e triglicérides;
– Crescimento de crianças e adolescentes;
– Desordens da glândula hipófise;
– Diabetes;
– Disfunções na tireoide: hipotiroidismo ou hipertiroidismo;
– Distúrbios da puberdade;
– Distúrbios do sono;
– Excesso de pelos;
– Hipoglicemia;
– Reposição hormonal na menopausa;
– Obesidade;
– Oscilação dos hormônios durante o ciclo menstrual;
– Osteoporose.

Você deve procurar o médico endocrinologista sempre que notar alguma alteração no seu metabolismo, se deseja perder peso ou para acompanhar e prevenir doenças hormonais, que podem afetar o seu sistema endócrino. 

Durante a consulta, será verificado por meio de exames clínicos e laboratoriais, se todas as glândulas do seu organismo estão funcionando de maneira saudável e se o ganho de peso não está sendo influenciado por alguma questão hormonal.

ENDOCRINOLOGIA E EMAGRECIMENTO


O médico endocrinologista é o responsável por orientar o paciente durante o emagrecimento, já que, no processo, o corpo pode desencadear doenças e distúrbios hormonais que podem acumular gordura no organismo. Nesse caso, o endocrinologista indica o tratamento adequado para que o organismo absorva os nutrientes da maneira correta, além de prescrever moderadores de apetite, se for necessário. 

Muitas vezes, o endocrinologista irá trabalhar em conjunto com o nutricionista ou nutrólogo para tratar possíveis distúrbios hormonais e garantir a melhor recomendação para o processo de emagrecimento.

WhatsApp
Bem-vindo a Clínica Individuale! Como que eu posso te ajudar?